* Texto extraido do blog do coletivo VAMOS Á LUTA! ( http://vamosalutanacional.blogspot.com/ ). Quem se emocionou, se inspirou e se revoltou com o filme "TROPA DE ELITE 2", precisa conhecer a história deste lutador, a trajetória de Marcelo Freixo se confunde com a do DEP. Fraga, personagem do filme, mas vai muito além, pois no seu cotidiano VAI A LUTA, atrás da rima... CONSTRUIR O AMANHÃ DESEJADO...
O militante e companheiro Marcelo Freixo, que também é deputado estadual pelo PSOL do Rio de Janeiro deixará o Brasil, junto com sua família, a convite da Anistia Internacional.
Marcelo, que está no seu segundo mandato, continuou no parlamento a luta que sempre travou em defesa dos direitos humanos. Contra muitas adversidades e inclusive contra a repulsa da grande opinião pública conseguiu instaurar a “CPI das Milícias”. A mesma devastou e pôs a nu o perverso modo de opressão de populações inteiras por parte de quadrilhas mafiosas. Freixo sempre assinalou que o risco especial que as milícias trazem é porque tem tentáculos no poder estatal, com deputados, vereadores, secretários de estado, etc.
Desde então a vida de Marcelo Freixo corre risco e somente no último mês foram descobertos cerca de 7 planos distintos de assassinato do companheiro.
Freixo assinalou que sua viagem não se trata de um recuo, apenas um pequeno tempo para a sua própria proteção e da família.
De nossa parte, cremos que é um absurdo que chegue até esse ponto a moderna ditadura brasileira. Enquanto assistimos nas TV´s que tudo está bem e que o Brasil é apenas prosperidade e alegrias, o exílio forçado volta a ser prática. Repudiamos a quebra do frágil estado democrático de direito que é reduzido a pó neste caso. A saída de Freixo é a demonstração cabal de que a democracia que temos apenas se trata da liberdade para os ricos e poderosos e da exploração dos pobres e do medo para os que questionam a fundo tal situação. O papel dos governos e da coalizão que governa o Brasil e o Rio de Janeiro, PT/PMDB, de Dilma, Cabral e Eduardo Paes, é lamentável, pois nada se faz para acabar com as milícias que seguem se fortalecendo e se espalhando para outros estados do país.
O Vamos à Luta, que tem o orgulho de ter contado inúmeras vezes com a ajuda orgânica do Marcelo se entristece, mas ao mesmo tempo renova as forças para a nossa luta cotidiana. Em todo o Brasil nossa militância grita e gritará: Força Freixo! Como o próprio companheiro sempre gosta de citar Brecht: “Nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar!”