sábado, 6 de novembro de 2010

Que ENEM? Que avaliação? Que Educação?

Hoje 6 de novembro, sábado, começou a corrida para milhões de jovens, O ENEM. Este pífio, frágil, contraditório e equivocado modelo de avaliação do ensino médio vale, em muitas universidades e faculdades, como passaporte para freqüentar suas salas de aulas. No ano passado serviu também de frustração para estes jovens que se preparam um ano inteiro para encarar a maratona das provas, perdendo noites de sonos, baladas com os amigos, sorvetes com as(os) namoradas(os) e ganhando calos nos joelhos em preces para Maria.

É que assim como ENADE, o PSS da UFPA (e outras federais pelo Brasil) o ENEM "VAZOU"* (*Lê-se: mesmo tendo exigência do pré-requisito INEDITISMO, as provas já eram de conhecimento de muitos). Na UFPA, nada se avançou sobre as investigações do vazamento da prova de geografia, o ENEM voltou esse ano de vento em poupa, mesmo tendo sido extraviado no último ano , assim como o ENADE, que ainda vai continuar punindo a educação superior em 2010. A grande verdade é que no Brasil a Educação pública, seja básica, médio ou superior, junto com a educação privada, passa por uma profunda crise e a unica certeza é o avanço do sucateamento da educação, ela deixando de ser pensada como um instrumento de transformação da sociedade.

Certeza mesmo, é que cerca de 88% desses jovens ficarão de fora do ensino superior e desses 12%, apenas cerca de 2% na universidade pública. É isso que enche os olhos dos empresários de cursinhos, que já ensaiam suas velhas aulas-shows para mais um ano de martírio da juventude Brasil a fora. Esta é a atenção dada a educação no nosso país. Criação de presídio, prisões, centro de reabilitação surgem como perspectiva de mudança para uma sociedade mais segura, a  verdade é que  "privatizaram a educação, mas não a violência. Privatizaram a Saúde, mas não o sangue", isso quer dizer que no Brasil há um inversão de prioridade, se investe "na formação de um bandido ocupado em tirar vidas, não em médico preocupado em salvar vidas".

Mas cada vez mais acredito na educação como práxis transformadora e inspiradora da sociedade. Penso que, quando se defende um jovem no tribunal, a guerra já está perdida, A verdadeira luta deve acontecer na sala de aula, mostrando os caminhos e dando sentido a eles, sem o pacto hipócrita da educação de mercado (conservadora e punitiva, que tem por objetivos centrais o lucro e cumprir metas), o qual o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende, que não seja baseada na lógica formal, pois cada criança, cada jovem, cada pessoa é um universo pronto pra se auto explorar, pronto pra aprender e ensinar...

Por isso e por outras, hoje queria me direcionar a todos os jovens do Brasil, que pelo menos estão tendo a oportunidade de iniciar a transposição dessa grande barreira que os separas dos seu sonhos e dos seus anseios e sabendo que muitos ficarão pra trás e, aos que seguirem, não vão chegar a o fim de todos os caminhos, e por isso não vai restar somente a possibilidade de permanecer... e em nome de minha linda irmã JOSI e de meu sonhador sobrinho IGOR, desejar BOA PROVA e BOA SORTE a todos, neste momento, muito difícil, de possibilidade de um grande passo. Força a todos vocês que estão ATRÁS DA RIMA...


VAMOS A LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO A EDUCAÇÃO!!!
POR UMA AVALIAÇÃO DE VERDADE!!!

2 comentários:

  1. Concordo com cada palavra sua. Ao meu ver é ilusão acreditar que esses milhares de jovens, sem contar com outros milhões vão entrar na universidade através de um processo que requer preparo físico e psicológico, já que a prova é imensa.
    Eu não acredito nessa forma de avaliação para decidir quem pode ou não frequentar uma universidade. Existem inteligências e inteligências, e nada é capaz de medir isso.

    ResponderExcluir
  2. Sou radical contra o ENEM! Esse processo injusto que em nada vai ajudar no acesso as universidades públicas!

    Há! Mais aqui ele não pode passar NÃO! Vamos Lutar até o fim para que ele seja banido dos critérios do vestibular da UFPA. Vamos à Luta JÁ!

    ResponderExcluir